Há cada vez mais portugueses que aproveitam as redes sociais para fazerem compras online. O estudo 'Os Portugueses e as Redes Sociais', da Marktest, revela que 37,6% dos utilizadores de redes sociais dizem já ter comprado algum produto através destas plataformas.
"Este é um hábito que tem apresentado uma tendência de crescimento consistente nos últimos anos em Portugal. Em relação aos dados de 2019, por exemplo, o universo de utilizadores de redes sociais que faz compras diretamente através das redes sociais cresceu 7.8 pontos percentuais", explica a empresa, em comunicado.
Além disso, em 2020, o número de inquiridos que dizia ter comprado nestas plataformas situava-se nos 33,2%, menos 4.4 pontos percentuais do que o registado na edição deste ano.
Se alargarmos o horizonte, os dados de 2013 - o primeiro ano em que a Marktest avaliou este indicador - o valor, atualmente, é 2,6 vezes superior.
Facebook lidera
O mesmo estudo revela ainda que, entre os utilizadores de redes sociais que hoje assumem já ter feito compras nas redes sociais, a maioria (59,7%) diz tê-las feito no Facebook.
"E uma larga fatia dos portugueses que compra através das redes sociais (72,9%) mostra-se satisfeita com a sua última experiência de compra nestes sites", pode ainda ler-se.
Relativamente aos produtos mais comprados pelos portugueses, "as categorias de roupa, calçado e artigos para o lar são os mais referidos na última compra efetuada por utilizadores de redes sociais através destas plataformas".
Leia Também: Governo abre concurso para 102 vagas em embaixadas e consulados