Competição pode levar bancos a assumirem demasiados riscos, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, disse hoje que a transição digital é uma oportunidade para o setor bancário, mas avisou que estes podem decidir assumir demasiados riscos de crédito para aumentar a rentabilidade.

Notícia

© Getty Imagens

Lusa
18/11/2021 11:19 ‧ 18/11/2021 por Lusa

Economia

Centeno

 

Na conferência 'Banca do Futuro', organizada pelo Jornal de Negócios, Centeno disse que a transição digital é uma "oportunidade para o setor bancário português", mas também alertou que, perante nova competição, os bancos podem ser "induzidos a assumir mais risco de crédito para aumentar rendibilidade e ser competitivos", que se pode revelar prejudicial.

Sobre novos operadores que entram no setor financeiro, o governador do Banco de Portugal afirmou que é fundamental que reguladores e o poder legislativo garantam "condições de igualdade entre diferentes participantes do mercado".

Contudo, afirmou o ex-ministro das Finanças do PS (Governo de António Costa), sendo que o futuro passa pela tecnologia, atualmente, subsiste o problema de as 'bigtechs' (grandes empresas tecnológicas que também já começaram a atuar no setor financeiro, como Amazon ou Facebook) estarem fora da regulação.

Os bancos considerados mais tradicionais têm criticado a regulação dos novos operadores, considerando que estes não têm de cumprir o mesmo nível de exigências.

Leia Também: Pedro Corte Real à Mutualista Montepio quer regresso "aos ideais"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas