Corrida aos autotestes? Distribuidores garantem que vem aí um reforço
APED garante que serão disponibilizados dois milhões de testes rápidos até ao início de janeiro, numa altura em que estão a ser vendidos, em média, mais de meio milhão de autotestes por semana
© Shutterstock
Economia APED
O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, garantiu, esta terça-feira, que foi feito um esforço para que não faltem autotestes e adiantou que, ao longo das próximas duas semanas, serão disponibilizados dois milhões de testes rápidos nas prateleiras.
"A grande preocupação é assegurar que nos próximos dias vamos continuar a receber [autotestes]. Fizemos uma ronda pelos nossos associados e estamos em condições de avançar que até ao dia 3 de janeiro, nas próximas duas semanas, vamos receber cerca de dois milhões de autotestes para disponibilizar aos portugueses", disse Gonçalo Lobo Xavier, em declarações à SIC Notícias.
O diretor-geral da APED admite, contudo, que há locais que estão a limitar a venda de autotestes por cliente, após terem constatado que alguns indivíduos estariam a comprar "50 unidades" de uma só vez.
"Fizemos um esforço muito grande para que não faltem autotestes, mas temos de assinalar que são cada vez mais os retalhistas que estão a limitar o número de autotestes vendidos por consumidor", referiu Gonçalo Lobo Xavier
"Tem havido uma corrida aos autotestes nos nossos associados do retalho alimentar e estamos a vender, em média, mais de meio milhão de autotestes por semana. Assinalamos [na reunião com o Infarmed] que temos recorrido a cerca de 12 distribuidores nacionais e estrangeiros", sendo que a maioria são estrangeiros.
Numa altura em que vão surgindo queixas, por parte dos utentes, da falta de disponibilidade em muitas farmácias para testes à Covid-19 a tempo do Natal ou da passagem de ano, o Infarmed e as associações representativas do setor reuniram-se, na segunda-feira, para encontrar formas de aumentar a capacidade de testes de antigénio e garantir que ninguém fica sem resposta.
Leia Também: Mais vagas a tempo do Natal? Há mais farmácias a fazer testes à Covid-19
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com