Efeito pandemia: Contas da casa representaram 26% das despesas em 2020
Este valor é superior ao registado no ano anterior, em 2019, no período pré-pandemia.
© Shutterstock
Economia despesas
Os gastos com a casa, água, eletricidade, gás e outros combustíveis representaram mais de um quarto (25,7%) das despesas das famílias na União Europeia (UE) em 2020, ano da pandemia, de acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.
Este valor, indica o gabinete de estatísticas da UE, é superior ao registado no ano anterior, em 2019, quando a pandemia ainda não era uma realidade.
As categorias de alimentação e bebidas não alcoólicas e do mobiliário e equipamentos domésticos também registaram aumentos, representando 14,8% e 6% do total das despesas em 2020, respetivamente.
Estes acréscimos, indica o Eurostat, "são consistentes com o confinamento e as medidas de controlo da mobilidade relacionadas com a pandemia da Covid-19 nos Estados-membros".
Ao que indicam os dados, estas restrições também terão tido impacto nos segmentos dos restaurantes e hotéis, dos transportes e da cultura, uma vez que o 'peso' destas despesas no valor total caiu.
In 2020, ‘Housing, water, electricity, gas and other fuels’ represented 25.7 % of EU household expenditure
— EU_Eurostat (@EU_Eurostat) December 27, 2021
Click here for the visualisation tool and find out more about the EU and your country’s household expenditure. https://t.co/UxTDTTu9YT pic.twitter.com/aZHzdQiCVI
Leia Também: Trabalhadores da estatal de águas de Luanda suspendem greve por 30 dias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com