E se for aumentado este ano? Sete passos para ajustar o seu orçamento
Fique a par de algumas dicas para evitar excessos e não comprometer a sua estabilidade financeira.
© Shutterstock
Economia Salário
Começar 2022 com um aumento salarial seria mesmo entrar no Ano Novo com o pé direito, mas é necessário ajustar o orçamento e não cometer excessos, de modo a não comprometer as finanças pessoais.
Neste sentido, o Doutor Finanças partilha sete dicas para ajudar a gerir este possível acréscimo e a não comprometer a sua estabilidade financeira. Tome nota:
1. Aproveite o aumento para contribuir para as suas poupanças
"Se antes de ter um aumento, já conseguia poupar, então esta é uma boa oportunidade para aumentar as suas poupanças. No entanto, para evitar cair na tentação de utilizar esse dinheiro em algo de que não necessita, opte por recorrer a uma transferência automática da sua conta à ordem para a poupança."
2. Utilize o aumento para pagar dívidas
"Ter mais dinheiro ao fim do mês é uma conquista sua, devido ao seu trabalho árduo, mas é também uma responsabilidade acrescida. Ao ter mais dinheiro, a tentação de gastá-lo em algo que realmente deseja é bastante maior. Mas, é algo essencial? Assim, pode torna-se mais tentador recorrer a cartões de crédito, pois sabe de antemão que, quando receber o salário, vai conseguir pagar uma mensalidade maior."
3. Reforce a sua poupança para a reforma
"Para a grande maioria dos portugueses, poupar todos os meses é uma tarefa árdua, ainda que segundo os números de vários estudos, entre eles do INE, a taxa de poupança tenha aumentado durante a pandemia da Covid-19. Assim, sempre que exista a capacidade de poupar para que, no futuro, não necessite de trabalhar além da idade da reforma, deve fazê-lo."
4. Crie o seu fundo de emergência
"Um fundo de emergência serve para, na eventualidade de surgirem situações inesperadas, conseguir fazer face às despesas, sem comprometer a sua estabilidade financeira. Seja uma situação de desemprego, doença prolongada ou até mesmo um acidente, saiba que este fundo de maneio deve cobrir, pelo menos, seis meses de despesas."
5. Comece a investir, mas com prudência
"Um estudo recente à Literacia Financeira da População Portuguesa concluiu que cerca de 34% dos portugueses prefer colocar o seu dinheiro a render em depósitos a prazo ou contas poupança. No entanto, este tipo de produtos financeiros, ainda que sejam de baixo risco, mostram-se muito pouco lucrativos, não correspondendo às expectativas. (...) Se, com o seu aumento salarial, não necessita de fazer quaisquer ajustes no seu estilo de vida, então é um bom momento para começar gradualmente a investir."
6. Reavalie o seu orçamento com o novo aumento
"Este aumento é também uma oportunidade para rever o seu orçamento. Isto significa olhar para as suas despesas atuais e verificar o que pode melhorar, quais os ajustes que pode fazer e o quanto o novo aumento afeta positivamente o seu orçamento."
7. Faça algo que sempre desejou fazer
"Ainda que o dinheiro seja importante, não é tudo na vida. Por vezes, e especialmente após um longo período de dedicação e empenho, deve também usufruir do dinheiro e fazer algo que sempre desejou. Isto significa que, se realmente trabalhou imenso para esse aumento salarial e tem a sua vida organizada, então chegou a altura de desfrutar de algumas experiências. Este momentos de descontração são tão importantes quanto poupar. Este hábito aplicado por longos períodos de tempo, sem tirar proveito desse empenho, pode, a certa altura, gerar desmotivação."
Leia Também: Contas de serviços mínimos bancários permitem poupar até (quase) 50 euros
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com