Comércio online no período das festas cresceu 20% face ao ano anterior
Os dados são de uma análise da plataforma KuantoKusta.
© Shutterstock
Economia Comércio Online
As vendas online cresceram 20% no período das festas do Natal e do Ano Novo, entre os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, face ao período homólogo, de acordo com uma análise da plataforma KuantoKusta, divulgada esta quinta-feira.
Contudo, se olharmos para o mesmo período mas antes da pandemia o acréscimo é ainda mais expressivo: 218%.
"As vendas em e-commerce entre 26 de dezembro e 2 de janeiro registaram uma subida de 20% face ao período homólogo de 2020/21 e 218% comparando o mesmo período de há dois anos, revela uma análise do KuantoKusta ao consumo em período de saldo pós-Natal, que refletem o impacto claro da pandemia nos hábitos dos consumidores", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Também a 'ajudar' o comércio eletrónico está o facto de o Governo ter proibido, até ao dia 9 de janeiro, a realização de saldos nos estabelecimentos físicos. "Com os estabelecimentos impedidos de iniciar saldos antes de dia 10 de janeiro, os portugueses socorrem-se do comércio eletrónico para aproveitar os descontos", adianta a plataforma de comparação de preços.
"Os portugueses estão a contornar a ausência de saldos nas lojas com o recurso ao online, prática crescente desde o início da pandemia, e hoje com muito mais segurança até nos pagamentos eletrónicos, pelo que o consumo deve continuar a aumentar nos próximos dias", diz Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta, citado no mesmo comunicado.
Os setores que lideram são, por ordem, Saúde e Beleza (+127%), Gastronomia e Vinhos (+105%), Animais de Estimação (+56%), Informática (+47%) e Casa e Decoração (+45%).
Leia Também: Compras físicas e online no Natal superaram 2020 e período pré-pandémico
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com