Endividamento da economia sobe para 766,9 mil milhões até novembro
Os dados foram atualizados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal.
© iStock
Economia Endividamento
O endividamento do setor não financeiro da economia - administrações públicas, empresas e particulares - aumentou 0,5 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, para 766,9 mil milhões de euros em novembro, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira.
O endividamento do setor público (administrações públicas e empresas públicas) diminuiu 0,5 mil milhões de euros, para 344,9 mil milhões de euros.
"Esta descida resultou da diminuição do endividamento perante o exterior e os particulares (1,5 e 0,9 mil milhões de euros, respetivamente), que foi parcialmente compensada pelo aumento do endividamento junto dos restantes setores financiadores em 2,0 mil milhões de euros, em particular junto do setor financeiro (1,0 mil milhões de euros)", justifica o BdP.
Já o endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) aumentou 1,0 mil milhões de euros, para 422,0 mil milhões de euros. O endividamento das empresas privadas cresceu 0,8 mil milhões de euros.
"Este crescimento deveu-se, principalmente, ao financiamento obtido junto do exterior (0,6 mil milhões de euros). O endividamento dos particulares subiu 0,2 mil milhões de euros e resultou do incremento do endividamento em relação ao setor financeiro", revela o supervisor da banca.
Em novembro, o endividamento total das empresas privadas cresceu 2,6% comparativamente com novembro de 2020, o que correspondeu a uma aceleração de 0,3 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior.
Leia Também: Presidência francesa da UE quer criar arquivo policial de entradas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com