Num comunicado hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) indica que a taxa de emprego aumentou para 68,4% na zona euro no terceiro trimestre, mais sete décimas de ponto percentual em relação ao segundo trimestre.
Além de Portugal, França, Austrália, Grécia, Hungria e Nova Zelândia têm as suas taxas de emprego acima dos níveis de emprego pré-pandemia.
O crescimento mais notável no terceiro trimestre foi registado no Chile, onde a taxa subiu 1,9 pontos para 59,2%; na Colômbia, também com um aumento de 1,9% para 61,5%; e 2,7 pontos na Costa Rica, onde atingiu 58,3%, de acordo com o comunicado da OCDE.
Contudo, a organização sublinha que o Chile, a Colômbia e a Costa Rica são os países mais afastados dos números de emprego pré-pandemia em 2019.
No Canadá, a taxa de emprego aumentou 1,4 pontos para 73,8%; e nos Estados Unidos o crescimento foi de 0,8 pontos para 69,8%, mas ainda 1,9 pontos abaixo dos seus níveis pré-pandemia, de acordo com os dados da OCDE.
Os países onde a taxa mudou menos no terceiro trimestre foram o Reino Unido, mais 0,3 pontos para 75,4%, e o Japão, onde a taxa atingiu 77,9 %, mais 0,2 pontos do que no trimestre anterior.
Leia Também: Rainha Letizia usa conjunto de Felipe Varela pela sétima vez