Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

Mais de 40 países pedem medidas para descarbonização do setor da aviação

Mais de 40 países, dezenas de organizações e empresas defenderam medidas para um setor aéreo que deixe de contribuir para o aquecimento global em 2050, na "Declaração de Toulouse", lançada hoje no âmbito da presidência francesa da União Europeia.

Mais de 40 países pedem medidas para descarbonização do setor da aviação
Notícias ao Minuto

17:49 - 04/02/22 por Lusa

Economia UE

Os signatários do documento "apelam a todos os parceiros a nível mundial para trabalharem em conjunto" tendo em vista a 41.ª assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional, (OACI, uma agência da ONU) convocada para finais de setembro.

O texto foi assinado por 42 países, incluindo os 27 da União Europeia (UE), mas também Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Marrocos e a Geórgia.

Dezenas de organizações e empresas, incluindo aeroportos, companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e empresas de energia, também rubricaram a declaração, indicou o ministro delegado dos Transportes francês, Jean-Baptiste Djebbari, saudando um momento "histórico".

Reunidos em Toulouse, sede da Airbus, os signatários querem que na OACI os países adotem "um objetivo ambicioso a longo prazo para a aviação civil internacional, ou seja, emissões líquidas zero de carbono até 2050".

O documento assinala que muitos países, instituições internacionais e associações de transportes aéreos já apoiam esse princípio, mas o objetivo é convencer outros países a assumirem idêntico compromisso, tendo Djebbari mencionado Brasil, Índia, África do Sul ou os países do Oriente Médio.

Para alcançar a neutralidade de carbono em 28 anos, os signatários apoiam medidas como "a melhoria da tecnologia das aeronaves, melhoria das operações, o uso de combustíveis de aviação sustentáveis" e incentivos financeiros e apoio à inovação ambiental e climática no setor, entre outras.

Leia Também: TAP: Sindicato avança com ações de impugnação ao despedimento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório