Madeira apoia PME na digitalização através de programa de incentivos
O Governo da Madeira vai apoiar as micro, pequenas e médias empresas (PME) da região no processo de digitalização, através de um programa de incentivos com uma dotação total de quatro milhões de euros, foi hoje anunciado.
© iStock
Economia Milhões
Na conferência de imprensa de apresentação do programa "Digital Madeira", o secretário regional da Economia, Rui Barreto (CDS-PP), explicou que as empresas que façam, ou tenham feito desde 01 de junho do ano passado, despesas de aquisição de equipamento informático e 'software', marketing digital, desmaterialização de faturação, aquisição de montras digitais ou implementado processos de 'e-commerce', entre outras, são elegíveis para receber este apoio financeiro a fundo perdido.
De acordo com o Governo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, as microempresas podem receber o montante máximo de 25.000 euros, as pequenas empresas têm direito até 40.000 euros, enquanto as médias empresas podem ter direito a um valor máximo de 50.000 euros.
A taxa base de apoio do programa é de 60% do valor investido pela empresa, indicou Rui Barreto, salientando, porém, que para as micro e pequenas empresas está prevista uma majoração de 10% e para as sediadas na ilha do Porto Santo mais 5%.
"Portanto, uma empresa do Porto Santo, micro ou pequena, tem a componente de fundo perdido de 75%", destacou o governante.
O programa prevê também "um adiantamento de 40% a partir do momento em que seja assinado o termo de aceitação".
Os quatro milhões de euros disponibilizados para o programa dizem respeito a verbas do REACT-EU (assistência à recuperação para a coesão e os territórios da Europa), referiu Rui Barreto.
As candidaturas ao programa abrem na terça-feira, às 09:00, no Balcão 2020.
Leia Também: PME Magazine lança segunda edição de barómetro sobre empresas portuguesas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com