Meteorologia

  • 27 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Empresas, eis cinco estratégias para aumentar a retenção de talento

A "excessiva rotatividade [de trabalhadores] prejudica as empresas" e reter talento pode ser uma tarefa difícil. Conheça algumas estratégias que podem ajudar.

Empresas, eis cinco estratégias para aumentar a retenção de talento
Notícias ao Minuto

10:19 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto

Economia recursos humanos

Aumentar a retenção de talento é um desafio para muitas empresas, até porque a rotatividade de trabalhadores é um problema para várias organizações corporativas. 

"Uma excessiva rotatividade prejudica as empresas a vários níveis: para além dos custos associados aos processos de recrutamento e seleção, somam-se perdas no que toca à estabilidade e à produtividade das equipas. Esta situação também pode mesmo afetar a reputação das empresas, algo que pode ser muito danoso para o futuro", refere a Cobee, uma plataforma digital que permite gerir os benefícios para colaboradores, em comunicado.

Nesta senda, a empresa partilha cinco estratégias que podem ajudar na retenção de talento por parte das entidades empregadoras: 

  1. Transparência no processo de recrutamento e seleção: "Este é o primeiro passo da Experiência do Colaborador, e é decisivo para fomentar, desde logo, a retenção de talento. Para evitar uma desilusão após a contratação, é importante ser o mais transparente possível sobre a função, incluindo as tarefas diárias, o salário, o horário e os direitos e deveres do colaborador."
  2. Experiência do colaborador: "É muito importante que a empresa defina um plano para garantir que a experiência de cada colaborador seja a mais adequada. O antigo modelo de trabalho (trabalhar apenas para receber um salário) já não tem peso - os colaboradores valorizam, cada vez mais, a preocupação que a empresa demonstra por si e os esforços no sentido de o provar."
  3. Reconhecimento: "O reconhecimento e a possibilidade de crescimento são fundamentais para que os colaboradores queiram permanecer na empresa. Um bom plano de formação e a valorização do seu trabalho – através de feedback positivo, gratificações de outro tipo ou propostas de um maior envolvimento na empresa – aumentará a motivação e reduzirá a rotação."
  4. Flexibilidade: "Os colaboradores valorizam, cada vez mais, empresas que lhes permitem ter tempo para estar com a família, aproveitar o tempo de lazer ou simplesmente descansar. As organizações que lhes asseguram essa flexibilidade alcançam maiores taxas de retenção."
  5. Benefícios salariais: "Os planos de benefícios complementares à remuneração tradicional têm cada vez mais destaque no momento de aceitar uma oferta de trabalho. Promovem o bem-estar e o poder de compra dos colaboradores, aumentando assim a sua motivação e fidelização à empresa – e ainda mais se forem desenhados à medida das necessidades específicas de cada pessoa."

Leia Também: Kitch prepara expansão para Itália (e quer contratar 50 colaboradores)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório