Reduniq: Faturação com cartões cresceu 22% (e 'contactless' 126%) em 2021
Segundo a rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros e marca da Unicre, passaram pela rede de terminais de pagamento automático da Reduniq 20,4 mil milhões de euros no ano de 2021
© Shutterstock
Economia Reduniq
A faturação proveniente de cartões aumentou 22% em 2021 face a 2020 e 2% face ao período pré-pandemia, tendo o pagamento sem contacto ('contactless') crescido 126% no último ano, divulgou a Reduniq esta quarta-feira.
Segundo a rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros e marca da Unicre, passaram pela rede de terminais de pagamento automático da Reduniq 20,4 mil milhões de euros no ano de 2021, tendo o diretor da Reduniq, Tiago Oom, afirmado que a adesão à rede "teve dois anos históricos em 2020 e 2021, havendo claramente um 'abandono' do dinheiro em face aos meios de pagamento, sejam eles cartões, 'wallets' ou 'e-commerce'".
Os segmentos da saúde (71%), hotelaria e atividades turísticas (61%), restauração (59%) e farmácias (48%) foram os que registaram maior crescimento em 2021 face ao ano anterior.
"Dois anos após o início da pandemia, assistimos a uma mudança significativa do perfil de consumo dos portugueses. Como os números indicam, a pandemia acelerou a transição digital dos pagamentos – até 2020 a adesão a pagamentos feitos em contactless era residual – e mesmo o e-commerce era pouco expressivo. Hoje conseguimos constatar que o comportamento do consumidor mudou e este tornou-se muito mais tecnológico e preparado para aceitar quaisquer formas de pagamento disruptivas", refere Tiago Oom, diretor da Reduniq.
Leia Também: Red Bull celebra "o maior patrocínio de criptomoeda no desporto mundial"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com