Na lista das principais empresas portuguesas exportadoras para a Rússia, além da Amorim Cork e Nestlé Portugal, constam ainda a BLB -- Indústrias Metalúrgicas, a Bosch Termotecnologia, CTH Porto -- Indústria Alimentar e a Italagro -- Indústria de Transformação de Produtos Alimentares.
A Sedacor -- Sociedade Exportadora de Artigos de Cortiça, Simoldes Aços, a Sogrape Vinhos e a Unicor 2 -- Produtos de Cortiça compõem a lista.
Já para a Ucrânia, além também da Amorim Cork, Nestlé Portugal, BLB - Indústrias Metalúrgicas e Bosch Termotecnologia, constam ainda a Massimo Zanetti Beverage Ibéria, Novares Portugal e OLI -- Sistemas Sanitários.
Também a Sogrape Vinhos exporta para Kiev, tal como a Navigator e a Yazaki Saltano de Ovar.
Entre as empresas portuguesas com investimento direto na Rússia estão a Amorim Cork Flooring, OLI -- Sistema Sanitários, Porto Union, Sogrape Vinhos e a TAP.
Na Ucrânia, a Barata & Ramilo (Parfois), Fapomed -- Dispositivos Médicos, Martifer e Voltalia Portugal são as empresas portuguesas com investimento direto naquele mercado.
O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na segunda-feira à noite o reconhecimento da independência das regiões separatistas pró-russas do leste da Ucrânia e o envio de tropas para as mesmas.
A decisão de Putin foi condenada pela generalidade dos países ocidentais, que temiam há meses que a Rússia invadisse novamente a Ucrânia, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014.
A União Europeia (UE) já anunciou sanções contra a Rússia na sequência desta decisão.
Leia Também: Kiev pede ao Ocidente mais armas e garantias de adesão à UE