Pagamentos por contactless crescem. Sete informações a ter em conta
Fique a par de sete informações sobre os pagamentos contactless.
© Shutterstock
Economia contactless
Há cada vez mais pessoas que utilizam a tecnologia contactless dos cartões bancários para efetuar pagamentos e a pandemia veio impulsionar este método, uma vez que não exige contacto. "Se tiver um cartão de pagamento, um telemóvel, um relógio, uma pulseira ou outro dispositivo com tecnologia contactless, poderá fazer compras de baixo valor de forma mais rápida e mais cómoda", diz o Banco de Portugal (BdP).
Dados do supervisor da banca, divulgados esta semana, revelam que o recurso à tecnologia contactless aumentou em 2020 e 2021.
No final de 2019, segundo o BdP, menos de 10% das operações em terminais de pagamento eram efetuadas com recurso à tecnologia contactless, e em abril de 2020 esta tecnologia passou a ser utilizada em cerca de 20% das compras.
Desde então a utilização tem sido crescente, o que o BdP atribui à familiarização dos consumidores com a tecnologia e ao aumento do valor de pagamento que pode ser feito com contactless. Assim, em dezembro de 2021, "as compras contactless representavam 40% dos pagamentos realizados com cartões nacionais e estrangeiros nos pontos de venda físicos em Portugal", refere.
Sete informações que deve saber sobre este método de pagamento, de acordo com o BdP:
- Os cartões com tecnologia contactless permitem fazer transações apenas por aproximação ao terminal de pagamento automático (TPA), sem ter de inserir o PIN.
- A tecnologia contactless é ativada assim que usar o cartão pela primeira vez.
- É seguro fazer pagamentos contactless.
- Nas transações contactless, há limites aos pagamentos sem PIN.
- Sempre que atingir o limite de pagamentos consecutivos sem inserir o PIN, terá de fazer uma transação com PIN antes de poder voltar a fazer operações sem ter de introduzir o código secreto.
- E mesmo que a transação cumpra os limites definidos, poderá ter de inserir o PIN.
- Os cartões contactless podem ser usados em TPA sem tecnologia contactless.
Em março de 2020, recorde-se, para incentivar os pagamentos sem contacto, o BdP passou a permitir pagamentos até 50 euros com cartões contactless sem introduzir o código PIN (até então era de 20 euros o valor limite para pagamentos aproximando o cartão do terminal de pagamento e sem colocar PIN).
Leia Também: Pagamentos a retalho atingiram máximo histórico de 564,3 mil milhões
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com