Perfil do consumidor jovem é "mais exigente, comprometido e híbrido"
A conclusão é de um estudo da Adyen, que analisou os principais traços do comportamento das pessoas que pertencem à geração Z.
© shutterstock
Economia consumidor
"Mais exigente, comprometido e híbrido": Este é o perfil do consumidor jovem português, de acordo com um estudo da Adyen, que analisou os principais traços do comportamento das pessoas que pertencem à geração Z, o grupo de consumidores que irá dominar o setor retalhista nos próximos anos.
"Tal como os millennials se adaptaram à chegada da Internet e à crise de 2008, a atual situação ambiental e a crise sanitária provocada pela Covid-19 acabou por moldar o perfil dos mais jovens tornando-os um consumidor exigente, comprometido e híbrido", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Ao que indica o estudo, 40% dos jovens com idades entre os 18 e os 26 anos inquiridos consideram que têm de controlar as suas despesas devido à incerteza económica.
"Este novo consumidor está a mudar a forma como se relaciona com o setor e as suas preferências são condicionadas pelas mudanças políticas, económicas e socioculturais que estão a acontecer", pode ler-se no mesmo comunicado.
'Adeus' ao dinheiro físico?
As mudanças também se refletem ao nível dos pagamentos, já que os mais jovens preferem os cartões ao invés do dinheiro físico, segundo o mesmo estudo.
"86% dos jovens entre os 18-26 anos preferem utilizar cartões, enquanto um total de 31% dos inquiridos deste grupo etário já nem sequer utilizam cartões físicos para fazer compras, confiando num dispositivo móvel ou e-wallets como o Apple Pay ou o Google Pay para realizar o pagamento", pode ler-se no mesmo comunicado.
Em resposta, do lado dos retalhistas "quase nove em cada 10 empresas consideram muito relevante para o seu negócio oferecer opções de pagamento consistentes em todos os canais de compras atuais (89%) e garantir que oferecem opções de pagamento que os seus clientes querem utilizar (75%)".
Este perfil de cliente, conclui o mesmo estudo, "é completamente novo e valoriza especialmente a sua experiência e as facilidades que as lojas tem para oferecer".
Leia Também: Ativos geridos pela Sonae Sierra receberam mais de 200 lojas em 2021
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com