Ana Figueiredo assume funções como CEO da Altice Portugal em 02 de abril, substituindo Alexandre Fonseca, que passa a ter funções executivas internacionais no grupo, acumulando com o cargo de 'chairman' na subsidiária portuguesa.
Nascida em Lisboa, em 1974, Ana Figueiredo é licenciada em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e tem um MBA pela Universidade Católica e Nova Business School (Lisbon MBA).
Desde 2018 desempenhava funções como presidente executiva na Altice Dominicana, tendo sido a primeira mulher a presidir a um operador de telecomunicações no país, onde foi responsável pela reestruturação estratégica e operacional da empresa que conduziu ao acentuado crescimento e consolidação da Altice no mercado da República Dominicana, de acordo com a sua nota biográfica.
Adicionalmente, presidiu à Associação de Empresas de Investimento Estrangeiro na República Dominicana.
Entre 2016 e 2018, foi designada como 'chief audit executive' do grupo Altice na Suíça, supervisionando as operações em França, Estados Unidos, Israel, Portugal e República Dominicana.
Com cerca de 20 anos de experiência profissional no setor das telecomunicações, integrou o grupo PT em 2003, onde desempenhou funções nas áreas de auditoria, consultoria operacional e transformação organizacional, tendo liderado equipas e projetos em Portugal, Brasil, Cabo Verde, Marrocos, Namíbia, São Tome e Príncipe, Moçambique, Quénia e Timor-Leste.
Iniciou a carreira profissional na área de auditoria da Galp e passou pela auditoria e consultoria financeira na EY.
Alexandre Fonseca, 47 anos, era desde novembro de 2017 presidente executivo da Altice Portugal.
Com mais de 20 anos de experiência profissional, o ainda CEO da subsidiária portuguesa trabalha com o grupo Altice desde 2012.
Alexandre Fonseca e Ana Figueiredo "tomam posse nas suas novas funções no próximo dia 02 de abril, bem como os restantes elementos da Comissão Executiva, que se mantêm em exercício de funções", segundo a empresa.
Com estas decisões, "os fundadores da Altice pretendem demonstrar a sua total confiança e aposta nos quadros superiores do grupo, reiterando, ainda, que a operação em Portugal é estratégica para este grupo que hoje já opera também em França, Israel, República Dominicana, Reino Unido , Alemanha, Estados Unidos da América e mais de 60 países, com quase 100 milhões de clientes, mais de 100.000 funcionários e cerca de 60 mil milhões de dólares de receita", adianta a empresa.
O grupo destaca a sua "presença global através da sua inovação, tecnologia, telecomunicações e conteúdos, onde mais de 300 milhões de pessoas utilizam produtos e tecnologia desenvolvidos no âmbito do Grupo Altice e em particular da Altice Labs, sediada em Portugal".
Leia Também: Ana Figueiredo nomeada CEO da Altice Portugal