Governo dos Açores forma 328 trabalhadores para o turismo
O plano de formação do Governo dos Açores para o setor turístico contempla 328 trabalhadores, revelou hoje o secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas.
© Shutterstock
Economia Açores
Duarte Freitas destacou hoje, na ilha do Pico, que o plano de formação em consultoria que está a decorrer, dirigido ao setor turístico açoriano, visa "a melhoria de competências profissionais de mais de 328 trabalhadores".
Citado em nota de imprensa do executivo açoriano, Duarte Freitas referiu que o Governo dos Açores "vai continuar a desenvolver políticas de formação, prosseguindo, mesmo no atual contexto desafiante, com a formação de ativos empregados, tendo por objetivo o aprofundamento de conhecimentos e aperfeiçoamento de competências profissionais".
A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Escola de Formação Turística dos Açores e em colaboração com os parceiros locais, está a desenvolver, até maio, diversas ações de formação em cozinha e em sala, num formato inovador.
De acordo com o governante, "as ações de formação abrangem as ilhas do Pico, Faial, Flores, Graciosa, São Jorge, Santa Maria e Corvo, envolvendo cerca de 328 trabalhadores de 77 restaurantes".
Duarte Freitas reiterou que a "qualificação profissional é fundamental para a promoção da empregabilidade, sendo uma prioridade estratégica do XIII Governo Regional dos Açores para corresponder às necessidades, competitividade e sustentabilidade da economia" açoriana.
O plano de formação em consultoria, ministrado por 'chef's' de referência, complementa ações de formação teóricas, ora em Cozinha ora em Restauração, com a formação e avaliação em desempenho dos profissionais nos próprios restaurantes.
"As intervenções formativas promovidas pelo Governo Regional devem contribuir para a manutenção e integração dos açorianos no mercado de trabalho, cada vez mais exigente, competitivo e sujeito a impactos como os provocados pela pandemia ou pela ofensiva militar russa na Ucrânia", apontou o secretário regional.
Leia Também: Sismos nos Açores. Velas está cada vez mais deserta
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com