A produção de chocolate Kinder na Bélgica foi suspensa depois de terem sido reportados relatos de casos de salmonela, que levaram, inclusive, à retirada de lotes do mercado português por precaução. A notícia está a ser avançada pela AFP, que acrescenta ainda que a empresa lamenta a situação.
Por cá, os lotes dos produtos 'Kinder Shokobons', 'Kinder Surpresa Maxi' e 'Kinder Happy Moments', com data de validade entre 26 de maio e 21 de agosto deste ano, vão ser retirados das prateleiras dos supermercados, revelou a empresa na quarta-feira.
A Ferrero Ibérica disse, na altura, que procedeu a esta decisão "de forma voluntária e como medida de precaução", após "alguns casos de salmonela terem sido registados no Norte da Europa".
A empresa garantiu, no entanto, que não foram detetadas, até agora, quaisquer "presenças de salmonela nas análises efetuadas em qualquer produto Kinder".
#BREAKING Belgium halts production at Kinder chocolate factory behind wave of Salmonella cases pic.twitter.com/9ho7DJTd28
— AFP News Agency (@AFP) April 8, 2022
As primeiras notícias surgiram na segunda-feira, quando um grupo de cerca de 57 pessoas no Reino Unido testou positivo à infeção por salmonelas após consumo de um lote em específico de ovos Kinder. Em França, foram relatados 15 casos desta natureza, o que provocou a retirada imediata desses chocolates do mercado.
Vale recordar que a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) já disse estar a acompanhar o caso e esclareceu que a informação recolhida indicava que os lotes contaminados não tinham vindo para Portugal.
"Tanto quanto a rastreabilidade dos operadores neste momento nos permite afirmar, os lotes de produto contaminados não vieram para Portugal", refere a resposta da diretora-geral de Alimentação e Veterinária, Susana Guedes Pombo, enviada à Lusa.
[Notícia atualizada às 14h53]
Leia Também: Ferrero retira lotes de chocolate da marca Kinder do mercado português