Banco de Portugal dá 'luz verde' a Bison Digital para gerir criptomoedas
O Banco de Portugal autorizou a Bison Digital Assets, empresa a criar de raiz e totalmente detida pelo Bison Bank, a operar no país a atividade de custódia e de 'exchange' de ativos virtuais, anunciou, esta quinta-feira, a instituição financeira.
© Shutterstock
Economia Criptomoedas
Em comunicado, a empresa sublinha que a autorização do Banco de Portugal faz com que a Bison Digital seja a primeira entidade no país detida por um banco a operar nesta área.
A empresa, a ser criada de raiz sob a marca Bison Digital, "é totalmente detida pelo Bison Bank, S.A., passando assim a oferecer aos seus clientes e parceiros um novo e mais alargado conjunto de produtos e serviços que, em linha com as tendências de mercado e de procura neste novo segmento, combinam com as suas necessidades globais presentes em ativos financeiros e virtuais, através de uma plataforma regulada e segura, e de preparação para o futuro", pode ler-se no comunicado.
"Prosseguindo a estratégia da sua casa mãe, a Bison Digital Assets irá posicionar-se no segmento de clientes com elevado património líquido", acrescenta a mesma fonte.
Segundo a informação, o Bison Bank iniciou um diagnóstico interno de necessidades, que envolverá, "a par de uma reorganização do seu modelo de governação e da sua macroestrutura organizacional, uma reavaliação e requalificação das suas pessoas e de procedimentos internos, processo que deverá estar concluído no final do primeiro semestre de 2022".
Em 2021 o banco depositário e os serviços de custódia mantiveram a trajetória de crescimento, com um aumento dos ativos sob gestão de 385 milhões, para 1.365 milhões no final do ano, indica a nota.
O Bison Bank sucedeu ao banco de investimento do Banif, tendo sido adquirido pela Bison Capital Financial Holdings (Hong Kong) Limited (Bison Financial), a qual, por sua vez, é detida pela Bison Capital Holding Company Limited (Bison).
Leia Também: Netflix lança novo documentário sobre fraude, desta vez com criptomoedas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com