BCE disponível para reagir rapidamente se for necessário
O presidente do Banco Central Europeu (BCE) reafirmou hoje o seu compromisso de agir rapidamente e de forma firme se for necessário apoiar, através da política monetária, a atividade económica da zona euro.
© Lusa
Economia Política Monetária
Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Governadores do BCE, onde o banco manteve as suas principais taxas de juro inalteradas, Mario Draghi, reafirmou que o banco irá monitorizar muito de perto os desenvolvimentos da atividade económica e que o BCE considerará "todos os instrumentos disponíveis".
"Estamos decididos na nossa determinação para manter um elevado grau de política acomodatícia e para agir rapidamente se necessário", sublinhou o líder do BCE, adiantando que não exclui aliviar ainda mais a política monetária e reafirmando que as taxas de juro se manterão ao atual nível ou a um nível inferior por um longo período de tempo.
O BCE decidiu hoje manter as taxas de juro diretoras inalteradas, depois de em novembro ter decidido cortar os juros das principais operações de refinanciamento para um mínimo histórico de 0,25%.
Além da taxa aplicável às principais operações de refinanciamento, na reunião de hoje, o Conselho de Governadores decidiu ainda manter em 0,75% a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez, através da qual empresta dinheiro aos bancos a um dia.
A facilidade permanente de depósito, que permite aos bancos fazer depósitos de muito curto prazo na instituição, manteve-se em 0%.
A decisão de hoje não surpreendeu os analistas contactados pela Lusa que na quarta-feira já antecipavam esta decisão.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com