Numa altura em que já foram entregues quase três milhões de declarações do IRS, muitos contribuintes podem, através do Portal das Finanças, consultar qual é o estado da sua declaração. A mesma pode ser considerada certa ou com anomalias, de acordo com a DECO Proteste.
- Declaração certa
"Uma declaração considerada 'Certa' após validação central significa que não terão sido detetados erros centrais. A declaração segue então para a fase de liquidação. Fase esta intitulada 'Liquidação Processada'. Todas as contas estarão feitas pelas Finanças e, se houver lugar a reembolso de IRS, rapidamente se passará à fase do 'Reembolso Emitido'", explica a DECO Proteste.
Vale lembrar, contudo, que só é emitido o reembolso se "não forem detetadas divergências, nem haja qualquer dívida fiscal do contribuinte".
- Declaração com anomalias
"Este estado surge quando há uma divergência com o Fisco em relação ao que foi declarado no IRS. A Autoridade Tributária detetou dados que colidem com os que constam da sua base de dados, situação que impede a validação da declaração entregue pelo contribuinte", explica a DECO Proteste.
Neste caso, "o contribuinte recebe um alerta indicando a existência de uma 'Divergência' e pode, de imediato, consultar toda a informação no site das Finanças".
A DECO esclarece ainda que basta "colocar as palavras 'divergências de IRS' no motor de busca do portal e em menos de nada verá um quadro com um resumo dos erros centrais detetados".
Leia Também: Contribuintes com dívidas às Finanças têm direito ao reembolso do IRS?