Preços da EDP Comercial descem em média 2,9% em julho
A EDP Comercial vai descer os preços, em média, em 2,9% a partir de julho, sendo que para a categoria de clientes mais representativa descem 2,6%, de acordo com fonte oficial do grupo.
© Global Imagens
Economia EDP Comercial
"Ao longo dos últimos anos, a EDP Comercial tem procurado garantir estabilidade aos seus clientes residenciais no decurso do ano", destacou a mesma fonte, referindo que "devido ao impacto substancial do contexto internacional no custo de aquisição de energia, a empresa atualizou preços excecionalmente em maio".
"No entanto, a EDP considera ter condições para, a partir de julho, reduzir os seus preços em média em 2,9%, 2,6% para o perfil 1 da ERSE [Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos] e mais representativo da carteira da EDP", destacou, indicando que "esta atualização pretende repor as condições que os clientes tinham no início do ano".
Num email hoje enviado aos clientes, a EDP Comercial disse que "perante o atual contexto, que justificou a implementação de várias medidas extraordinárias, como a recente revisão das tarifas de acesso às redes, a EDP Comercial considera que tem condições para reduzir o preço final da eletricidade" dos contratos, detalhando que "esta alteração terá efeito a partir de 10 de julho de 2022 e assegura uma redução média de 2,9% nos preços dos clientes da EDP Comercial".
Em 27 de maio, fonte oficial da EDP disse à Lusa que a empresa ia reduzir os seus preços, em média, em 2,6% a partir de julho, depois de os ter atualizado "excecionalmente em maio", sendo que esta redução aplica-se, então, aos clientes do perfil 1 da ERSE, o mais representativo da empresa.
A elétrica anunciou, em março, um aumento de 3% dos preços da eletricidade, uma atualização "em linha com o recente anúncio de ajuste da tarifa do mercado regulado", apontou a empresa.
Em abril, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgou uma proposta excecional de descida do preço da eletricidade em mercado regulado de 2,6% a partir de julho, indicou, em comunicado.
A ERSE indicou ainda que, "face ao preço médio de 2021, os consumidores observam em 2022 um acréscimo de 1,1% no preço de venda final (os preços em 2022 integram a decisão tarifária de janeiro de 2022, a revisão trimestral ocorrida em 01 de abril de 2022 e a proposta ora apresentada com preços a vigorarem a partir de 01 de julho de 2022)".
Desta forma, disse a entidade, "os consumidores domésticos de eletricidade observam assim, em cinco anos, uma redução acumulada" de "3,7% no preço final". Por sua vez, os consumidores com tarifa social continuam a beneficiar de um desconto de 33,8%.
Leia Também: Caso EDP. Ministério Público fez buscas na Odebrecht Portugal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com