Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

SATA Air Açores prevê realizar este ano 17.900 voos entre as nove ilhas

A SATA Air Açores estima realizar este ano 17.900 voos entre as nove ilhas do arquipélago, o que representará "uma oferta média de 432 voos por semana", anunciou hoje a companhia aérea açoriana.

SATA Air Açores prevê realizar este ano 17.900 voos entre as nove ilhas
Notícias ao Minuto

13:50 - 15/06/22 por Lusa

Economia Companhia

Numa nota enviada às redações a propósito dos 75 anos do início das ligações inter-ilhas, a SATA revela que o movimento aéreo entre as nove ilhas, para este ano, deverá contabilizar "os 17.900 voos, com uma oferta média de 432 voos por semana, o que equivalerá a cerca de 74 voos por dia, nos meses de época alta".

A companhia aérea assinala que foi em 15 de junho de 1947 que descolava, da ilha de São Miguel, o primeiro voo comercial da SATA rumo à ilha de Santa Maria, numa aeronave Beechcraft UC-45B Expeditor, pilotada pelo comandante Marciano Veiga.

"As ilhas de São Miguel e Santa Maria passavam a encontrar-se a 30 minutos de voo de distância, em alternativa às seis horas de transporte marítimo que as separavam, até então", recorda a SATA.

A SATA Air Açores, que assegura as ligações entre as nove ilhas dos Açores, refere ainda ter sido um "dia histórico".

Para assinalar a data, a companhia aérea partilha hoje com os passageiros que desembarcam em Santa Maria um bolo comemorativo da efeméride.

A companhia decidiu ainda "resgatar" hoje "uma antiga tradição", que "marcou muitos voos e gerações", e que consistia na oferta de um rebuçado a todos os passageiros.

"Era um gesto de cortesia, que permitia adoçar o palato, mas que tinha a virtude de atenuar o desconforto que a pressão em altitude pode provocar no ouvido de quem viaja", recorda a companhia.

Leia Também: SATA com resultado líquido negativo de -57,4 milhões em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório