Segundo trimestre será "bom" (3.º também), mas o último será "diferente"
Apesar de tudo, o ministro da Economia, António Costa Silva, está otimista relativamente às previsões económicas para o conjunto do ano.
© Global Imagens
Economia António Costa e Silva
O ministro da Economia, António Costa Silva, disse esta segunda-feira que antevê um "bom" crescimento económico no segundo trimestre do ano, uma tendência que deverá prolongar-se ao terceiro trimestre, mas que será diferente na reta final do ano.
"A economia portuguesa tem uma dinâmica endógena, que é muitas vezes subestimada, e acho que o ano de 2022 está a revelar exatamente isso aos olhos de todos. Tivemos no primeiro trimestre deste ano um crescimento de 11,9%, foi o maior da zona euro (...) o segundo trimestre também vai ser bom, creio que o terceiro vai ser também alinhado embora já a abrandar, o último vai ser diferente", disse o ministro da Economia, na CNN Portugal Summit.
Apesar de tudo, Costa Silva está otimista relativamente às previsões para o conjunto do ano: "Ano de 2022 será de forte de convergência com a economia europeia. Temos a dinâmica do turismo que está a amplificar toda esta dinâmica de crescimento".
Ainda assim, o ministro da Economia admite que há "problemas graves".
Confrontando com a ideia de não estar preocupado com o ano corrente, Costa Silva respondeu: "Estou preocupado com 2022, temos que assegurar que estas condições se materializam. 2023 vai ser mais difícil. Não podemos esquecer esta incerteza geopolítica."
A CNN Portugal Summit debate 'O futuro da economia portuguesa num contexto de incerteza', num evento que conta também com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
Leia Também: Centeno: "Não podemos descansar em cima daquilo que são números passados"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com