Euro já atingiu a paridade contra o dólar. Não acontecia desde 2002
A moeda única está a ser pressionada pelas "preocupações com a recessão na Europa resultantes de uma potencial paragem total do fornecimento de gás russo".
© Getty Images
Economia Câmbio
A taxa de câmbio do euro e do dólar atingiu, esta terça-feira, a paridade pela primeira vez em 20 anos, algo que não acontecia desde 15 de julho de 2002, último dia em que a moeda comum superou o "bilhete verde", segundo dados do mercado.
"O USD continua a pressionar o euro, levando o par a atingir a paridade pela primeira vez desde finais de 2002. As preocupações com a recessão na Europa resultantes de uma potencial paragem total do fornecimento de gás russo estão a pressionar o euro. Além disso, a lenta resposta do BCE à aceleração da inflação em comparação com a Fed está a aumentar a pressão. O par EUR/USD caiu finalmente abaixo da paridade, após algumas tentativas a resistir", dizem analistas da XTB numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.
Segundo dados da Bloomberg consultados pela Efe, o euro atingiu a paridade com o dólar às 10h46 horas em Lisboa, ao desvalorizar-se 0,4% face ao fecho de segunda-feira e 12,05% desde o início deste ano, depois de ter terminado 2021 a 1,137 dólares.
Especialistas acreditam que as recentes subidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) reforçaram o dólar e encorajaram os investidores a refugiarem-se nesta moeda, enquanto o risco de recessão e as preocupações energéticas impulsionadas pela guerra na Ucrânia pesam cada vez mais sobre a zona euro.
O iene também continua a depreciar-se em relação ao dólar, estando o "bilhete verde" a ser negociado a 137 ienes, um nível não visto desde setembro de 1998, uma vez que a política monetária do banco central japonês se distancia da da Fed ou da do Banco Central Europeu (BCE).
[Notícia atualizada às 11h27]
Leia Também: Cinco identificados por infrações fiscais e exploração de jogo ilegal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com