Espanha. Sánchez anuncia novos impostos para energéticas e bancos
Com estas medidas tenciona arrecadar 7.000 euros extra até 2024: 2.000 euros por ano entre as energéticas e 1.500 euros por ano entre os bancos.
© Getty Images
Economia Espanha
O governo espanhol anunciou, esta terça-feira, que vai aplicar novos impostos a empresas energéticas e bancos, sendo que com estas medidas tenciona arrecadar 7.000 euros extra até 2024: 2.000 euros por ano entre as energéticas e 1.500 euros por ano entre os bancos.
Segundo o El Mundo, o governo espanhol pretende, com este dinheiro, ajudar a financiar outras medidas que ajudem os cidadãos a lidar com os efeitos da inflação.
"Não vamos tolerar" que as grandes empresas "se aproveitem da situação", disse o líder do governo espanhol, Pedro Sánchez, citado pelo mesmo jornal.
Questionado sobre o futuro e sobre o que vai acontecer nos próximos meses, o líder espanhol reconheceu "não ter uma resposta segura", justificando que tudo depende dos planos da Rússia, que tem uma 'arma' muito eficaz: a torneira de gás.
Sánchez considera, ainda assim, que a "boa notícia" é que Espanha é menos dependente do gás russo do que outros países, mas admite que isso não significa uma salvaguarda total.
Em resposta à taxa de inflação, o governo espanhol anunciou também passes gratuitos de comboios suburbanos a partir de setembro e até ao final do ano.
[Notícia atualizada às 13h43]
Leia Também: UE finaliza aprovação da entrada da Croácia na zona euro em 2023
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com