'Água com conta e medida': Um desafio para o uso eficiente (com dicas)
De acordo com a DECO, os consumidores devem "mudar rotinas, ajustar consumos e adotar comportamentos" que permitam reduzir os efeitos da seca.
© Shutterstock
Economia poupar água
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) lançou, esta segunda-feira, a campanha informativa 'Água com conta e medida', que visa sensibilizar para o uso eficiente da água.
"Vivemos a pior seca desde que há registo no nosso País. Se, por um lado, temos o problema das alterações climáticas, por outro, assistimos ao desperdício deste recurso essencial à vida, em grande parte causado por sua má gestão. Para que a água não falte já amanhã, todos os consumidores precisam mudar rotinas, ajustar consumos e adotar comportamentos que permitam, sem perder o bem-estar dos cidadãos, reduzir os efeitos do período de escassez grave que atravessamos", adianta a DECO.
De acordo com a Associação, "se adotar comportamentos eficientes de uso de água", é possível "chegar a uma poupança de 120 litros de água por dia".
A campanha da DECO destaca ideias para reduzir e poupar de forma fácil e simples. Tome nota:
Na casa de banho
- Um banho de imersão pode gastar em média 150 litros de água, prefira um duche rápido de 5 minutos e reduzirá o consumo de água em 90 litros!
- Em cada descarga de autoclismo pode gastar até cerca de 15 litros de água. Evite descargas desnecessárias não fazendo da sua sanita um caixote do lixo.
- Caso não tenha uma dupla descarga no seu autoclismo, coloque uma garrafa de 1,5 litros, cheia de areia, dentro do depósito da água. Pode diminuir a descarga para 8 litros. Pode ainda regular o parafuso de plástico que comanda a boia. Poupará até 4 litros por descarga completa.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, por minuto, as poupanças podem chegar aos 12 litros de água.
- Providencie a reparação de torneiras que pingam. Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, num dia, consome 30 litros de água, ao fim de uma semana são 210 litros. Feche bem as torneiras e mantenha a canalização doméstica em bom estado.
Na cozinha
- Use as máquinas de lavar loiça e roupa apenas com carga completa, sem recorrer a ciclos com pré-lavagem.
- Prefira os programas eco e poupa cerca de 20% em água.
- Não deixe a água a correr enquanto lava a loiça à mão. Encha uma bacia com água limpa para retirar o detergente da louça lavada.
- Reaproveite águas residuais para as suas regas e reduza o desperdício de água.
- Utilize redutores de caudal nas torneiras.
No exterior
- Regue as plantas nas horas de menor calor, de preferência à noite, para evitar perdas por evaporação. Ao usar uma mangueira pode gastar até 18 litros de água a cada minuto. Nestes tempos, e se possível use um balde e no futuro, experimente instalar um sistema de rega 'gota a gota'.
- Reduza, ou mesmo evite agora, as lavagens do automóvel, que pode consumir até 560 litros de água. Se precisa mesmo, use balde e esponja consumirá só cerca de 50 litros de água.
Leia Também: China pede aos bancos que apoiem setor imobiliário
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com