Próximo Parlamento e Comissão terá uma garantia de depósitos
A eurodeputada socialista Elisa Ferreira advertiu hoje que o próximo executivo comunitário e o Parlamento Europeu devem completar a união bancária com um novo mecanismo de garantia de depósitos até 100 mil euros.
© DR
Economia União
A eurodeputada socialista Elisa Ferreira advertiu hoje que o próximo executivo comunitário e o Parlamento Europeu devem completar a união bancária com um novo mecanismo de garantia de depósitos até 100 mil euros.
Em declarações aos jornalistas no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, Elisa Ferreira disse acreditar que só perante uma "crise tremenda" os contribuintes seriam envolvidos no futuro num resgate bancário e que a nova arquitetura europeia, que deverá ser aprovada na terça-feira em sessão plenária, é credível.
A socialista disse estar satisfeita com o resultado das duras negociações com o Conselho Europeu (Estados-membros) e adiantou que o novo fundo de resolução bancário, de 55 mil milhões de euros, entrará em vigor a 01 de janeiro de 2016, e que a sua mutualização avançará em oito anos e não em dez, como inicialmente desejava o Conselho.
A mutualização do fundo decorrerá de forma gradual, atingindo os 70% ao fim de três anos.
Já a direção executiva ('board') que vai gerir este mecanismo será designada até 01 de janeiro de 2015 e terá cinco elementos, não estando ainda definida a localização deste novo organismo, apesar de Frankfurt ser o destino mais provável.
Este novo 'board' europeu será apoiado nas suas decisões por organismos nacionais com funções idênticas, com capacidades autónomas na elaboração de propostas de resolução de bancos em problemas.
A eurodeputada, que é candidata às próximas eleições de maio, advertiu contudo que no próximo mandato terá de ser criado o sistema de garantia de depósitos, o "terceiro pilar da união bancária".
"Estamos convencidos que os contribuintes nunca mais serão chamados a pagar resgates a bancos", afirmou Elisa Ferreira, que foi relatora do Parlamento para o mecanismo de resolução.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com