Endividamento da economia acelera para 793,6 mil milhões em maio
Em maio, o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 3,7 mil milhões de euros.
© iStock
Economia Endividamento
O endividamento do setor não financeiro da economia acelerou para 793,6 mil milhões de euros até maio, o que significa mais 3,7 mil milhões do que no mês anterior, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
"Em maio, o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 3,7 mil milhões de euros, para 793,6 mil milhões de euros", pode ler-se no comunicado do BdP.
O endividamento do setor público (administrações públicas e empresas públicas) aumentou 2,3 mil milhões de euros, para 357,3 mil milhões de euros.
"Este aumento deveu-se ao incremento de 1,3 mil milhões de euros no endividamento perante o exterior e ao acréscimo de 0,9 mil milhões de euros no endividamento face às administrações públicas", explica o supervisor.
Já o endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) aumentou 1,4 mil milhões de euros, para 436,3 mil milhões de euros.
"O endividamento das empresas privadas cresceu 1,0 mil milhões de euros, sobretudo junto do setor financeiro e do exterior. O endividamento dos particulares subiu 0,4 mil milhões de euros, exclusivamente junto do setor financeiro", explica ainda o BdP.
[Notícia atualizada às 11h06]
Leia Também: Calor em Paris significa banhos na Torre Eiffel
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com