Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Anunciadas medidas de apoio aos agricultores afetados pelo fogo de Murça

Uma linha de apoio aos produtores pecuários, um aviso para a reposição do potencial produtivo e atribuição de novos direitos para plantação de vinha, são algumas das medidas anunciadas para apoiar os agricultores afetados pelo incêndio de Murça.

Anunciadas medidas de apoio aos agricultores afetados pelo fogo de Murça
Notícias ao Minuto

12:21 - 28/07/22 por Lusa

Economia Incêndios

Entre os dias 17 e 21 de julho, o incêndio atingiu uma área de cerca de 8.900 hectares. Com início em Cortinhas, Murça, as chamas avançaram para os concelhos vizinhos de Vila Pouca de Aguiar e de Valpaços, no distrito de Vila Real.

Após o fogo, produtores, nomeadamente de castanha, queixaram-se de ter perdido uma importante fonte de rendimento e pediram a ajuda do Governo para recomeçar.

Os presidentes das câmaras de Murça, Mário Lopes, de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, e de Valpaços, Amílcar Almeida, reuniram-se na quarta-feira com o secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, e divulgaram hoje algumas medidas minimizadoras dos prejuízos provocados pelo incêndio.

Nesse sentido, e segundo os municípios, será, "de imediato", criada uma linha de apoio financeiro aos produtores pecuários considerando o efetivo animal (por cabeça) e, até ao final de agosto, será publicado um aviso no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), visando a reposição do potencial produtivo, comparticipado em 100% nos primeiros 5.000 euros e em 85% em montantes superiores.

Haverá ainda a possibilidade de atribuição de novos direitos para plantação de vinha, em compensação da área preexistente ardida e, para os apicultores, será garantido o fornecimento imediato de alimentação para as colónias através da Federação de Apicultores de Portugal e entidades representativas.

Foram ainda divulgadas outras medidas de planeamento e de compensação partilhadas com a Secretaria de Estado das Florestas e o Ministério do Ambiente, tais como reposição do potencial produtivo florestal, estabilização de solos, investimentos em projetos diversificados de índole local e estratégias de aproveitamento hídrico.

Com vista ao aumento de eficiência e eficácia, as ações acordadas para a área ardida deverão ser alvo de informação e acompanhamento conjunto permanente entre as câmaras municipais, a Direção Regional da Agricultura do Norte (DRAPN) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O relatório da estimativa dos prejuízos, a que a Lusa teve acesso, revela que, em Murça, o incêndio afetou mais de 30% da área territorial total do concelho, tendo atingido as freguesias de Fiolhoso, Jou, Murça, Valongo de Milhais, União de Feguesias de Carva e Vilares e União de Freguesias de Noura e Palheiros.

Já em Valpaços, afetou essencialmente a freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, tendo, em menor dimensão, afetado também as freguesias de Santa Maria de Émeres, Vales, e residualmente, a freguesia de Canaveses.

Relativamente a Vila Pouca de Aguiar, o incêndio atingiu as freguesias de Tresminas e Alfarela de Jales.

A área atingida é, maioritariamente, de mato e pinhal, mas afetou ainda uma área agrícola "muito significativa", sobretudo de castanheiros, mas também há prejuízos em parcelas de olival, amendoal e vinha.

O fogo destruiu também áreas de pastagens, potencialmente afetou, no conjunto dos três concelhos, 709 explorações agrícolas, e, quanto à atividade apícola, foram reportados prejuízos potenciais de aproximadamente 1.400 colmeias.

No terreno estão já a ser distribuídos fardos de feno para alimentação dos animais dos produtores afetados, resultantes de donativos de agricultores do Sul do país.

Leia Também: Agricultores com recolha de alimento para animais de produtores afetados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório