Ilhas Salomão recebem empréstimo de 65,5 mil milhões de euros da China
As Ilhas Salomão anunciaram hoje terem obtido um empréstimo da China, no valor equivalente a 65,5 mil milhões de euros, para a construção de 161 torres de telecomunicações no país, pela gigante chinesa das telecomunicações Huawei.
© Shutterstock
Economia Ilhas Salomão
Este é o primeiro financiamento recebido pelas Ilhas Salomão de Pequim, desde a assinatura de um pacto de segurança entre os dois países, em abril, depois de Honiara ter rompido as relações diplomáticas com Taiwan.
O governo das Ilhas Salomão classificou o empréstimo como uma "parceria financeira histórica", que ocorre depois de as relações com Pequim terem sido reestabelecidas, em 2019.
Os crescentes laços financeiros e de segurança entre os dois países suscitaram preocupações nos Estados Unidos, na Austrália e na Nova Zelândia.
Estes países alegaram que a China pode usar o pacto de segurança para estabelecer uma base militar no país, o que o primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare, negou repetidamente.
Sob os termos do acordo, as Ilhas Salomão vão beneficiar de um empréstimo a 20 anos, do Banco de Exportação e Importação da China, um banco de desenvolvimento estatal chinês, que financiará totalmente a construção das torres de telecomunicações da Huawei, disse o Governo das Salomão.
Quase metade das torres vai ser construída antes dos Jogos das Ilhas do Pacífico, em novembro de 2023.
No início de agosto, Sogavare propôs emendar a Constituição para adiar a realização das eleições gerais, marcadas para setembro de 2023, defendendo que o país não podia organizar os dois eventos, o que suscitou fortes críticas do líder da oposição.
As próximas eleições vão ser as primeiras desde que tumultos em massa contra Sogavare ocorreram em Honiara, no ano passado.
Leia Também: Covid-19: Ilhas Salomão e Vanuatu reabrem fronteiras internacionais
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com