O Governo vai realizar na próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, um Conselho de Ministros extraordinário para aprovar um pacote de medidas com apoios para as famílias e empresas. A data foi revelada pelo primeiro-ministro, António Costa, esta terça-feira.
"O Conselho de Ministros extraordinário será na próxima segunda-feira", disse o primeiro-ministro em declarações aos jornalistas.
Fonte próxima do primeiro-ministro disse à agência Lusa que a substituição de Marta Temido, que se demitiu esta madrugada, "não será rápida", porque Costa estará "totalmente ocupado a concluir a preparação do Conselho de Ministros extraordinário da próxima semana para aprovar o pacote de apoio às famílias, que anunciará em setembro", no Parlamento, explicou.
Estas declarações foram reforçadas pelo primeiro-ministro: "Não será rápida [a substituição] tendo em conta que hoje tenho todo o dia de trabalho já fixado para preparar o Conselho de Ministros para podermos aprovar o pacote de apoio ao rendimento das famílias, por isso hoje não tenho condições", explicou.
Em meados de julho, recorde-se, António Costa, anunciou, também na Assembleia da República, que o Governo iria lançar um "novo pacote de medidas" em setembro para responder à aceleração da taxa de inflação.
"No final deste trimestre, em setembro, vamos adotar um novo pacote de medidas para ajudar as famílias e as empresas", disse, na altura, o primeiro-ministro. Isto porque fica "hoje claro que, com o prolongar da guerra, o impacto da inflação será mais duradouro do que o previsto".
A taxa de inflação foi de 9,1% em julho de 2022, superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior e a mais elevada desde novembro de 1992, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE), a 10 de agosto.
[Notícia atualizada às 15h45]
Leia Também: EM DIRETO: Siga os rumores e os negócios do mercado de transferências