Os preços têm estado a aumentar, em particular os da energia e, por isso, é importante controlar os consumos em casa para evitar que a fatura da eletricidade, do gás e da água seja ainda mais 'pesada'.
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) sublinha que a "mudança depende de todos" e deixa algumas dicas de poupança que os consumidores podem implementar na sua rotina diária:
- Utilize os bicos do fogão do tamanho adequado;
- Para ferver água evite usar mais água do que a necessária;
- Tampe o tacho para ferver mais rápido;
- Baixe o lume quando começar a ferver;
- Reduza a temperatura da água aquecida pelo esquentador. Tomar banho com a temperatura da água entre os 30º e 35º já transmite uma sensação de conforto.
- Ter a temperatura entre 35º a 40º vai consumir mais gás;
- Opte por duches mais rápidos;
- Desligue os equipamentos em standby. Se não está a utilizá-los, não deve tê-los ligados à tomada, pois está a consumir energia desnecessária;
- Instale lâmpadas energeticamente eficientes (LED).
Vale lembrar que o Governo anunciou, na semana passada, que decidiu levantar as restrições legais para o acesso ao mercado regulado do gás, em resposta ao aumento dos preços. Esta medida vai vigorar durante 12 meses e poderá abranger 1,5 milhões de clientes.
A DECO aconselha que, quando a medida entrar em vigor, "os consumidores façam simulações para verificarem qual a tarifa mais acessível e adequada ao seu perfil de consumo. Caso a tarifa regulada seja efetivamente a mais barata e se o atual comercializador não disponibilizar uma tarifa equiparada à do mercado regulado, os consumidores poderão celebrar contrato com um comercializador de último recurso".
Leia Também: Pacote de apoios: Pensionistas poderão receber bónus ainda este ano