Associação empresarial de Leiria candidata-se a fundos comunitários
A Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) candidatou-se a fundos comunitários no valor de um milhão de euros para promover a internacionalização de 64 empresas, disse esta quarta-feira à agência Lusa o presidente da instituição.
© Lusa
Economia Internacionalização
"Com este projecto queremos que as empresas diversifiquem mercados, que façam mais negócios, potenciando o aumento das exportações e a parceria com empresas estrangeiras", resumiu Jorge Santos.
A candidatura prevê sete acções em 2013 e a participação de 64 empresas da região de Leiria, integrando-se no ‘Enquadramento Estratégico Nerlei 2020’, salientou o empresário.
A primeira acção prevista na candidatura é a Ambiente 2013, feira dedicada a produtos para a casa, que se realiza no mês de Fevereiro em Frankfurt, Alemanha, e que prevê o envolvimento de 37 empresas da região de Leiria, o maior número de sempre que integra a participação conjunta organizada pela NERLEI.
No próximo ano serão ainda promovidas cinco missões empresariais aos mercados de Moçambique, Colômbia, Rússia, Polónia e Marrocos.
Além destas acções, a candidatura da NERLEI a fundos comunitários promove uma iniciativa que contempla a visita à região de empresas importadoras francesas.
A nova estratégia da associação empresarial de Leiria, na qual se enquadra este projecto, quer "transformar o distrito numa das quatro regiões mais atractivas, económica e socialmente prósperas e competitivas de Portugal em 2020".
O documento foi aprovado em Assembleia-Geral extraordinária, num momento em que "o país está sem rumo e à deriva", na certeza de que "é preciso mudar já para evitar transformações dolorosas", sustentou o presidente da NERLEI.
Com o lema "Agregar para desenvolver", a estratégia para os próximos oito anos passa por aumentar o poder de influência e a participação nas decisões políticas regionais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com