O Governo decidiu esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, aprovar a constituição de uma comissão técnica independente para avaliar o novo aeroporto, anunciou o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, esta quinta-feira.
A comissão técnica que irá levar a cabo a avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa vai estudar cinco soluções, podendo ainda propor mais caso entenda, adiantou o ministro, em conferência de imprensa, acrescentando que vão ser estudadas localizações únicas e soluções duais.
Esta comissão "terá um coordenador geral", que será "designado pelo primeiro-ministro, sob proposta do presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, do presidente do Conselho do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e do presidente do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas", anunciou Pedro Nuno Santos.
Em causa, está a solução em que o aeroporto Humberto Delgado fica como aeroporto principal e Montijo como complementar, uma segunda em que o Montijo adquire progressivamente o estatuto de principal e Humberto Delgado de complementar, uma terceira em que Alcochete substitui integralmente o aeroporto Humberto Delgado, uma quarta em que será este aeroporto o principal e Santarém o complementar e uma quinta em que Santarém substitui integralmente Humberto Delgado.
Já na quarta-feira o governante tinha anunciado que a comissão técnica do novo aeroporto de Lisboa vai poder estudar mais localizações, além de Montijo, Alcochete e Santarém, lembrando que em 50 anos já foram analisados 17 locais.
[Notícia atualizada às 14h14]
Leia Também: Buscas na PCM? "Não incluíram gabinetes de membros do Governo"