Inglaterra anuncia medidas para assegurar "fim" de programa de emergência
O Banco de Inglaterra anunciou hoje novas medidas para assegurar um "fim ordenado", na sexta-feira, do seu programa de emergência de compra de obrigações, que introduziu quando alguns fundos de pensões do país estavam em risco de colapso.
© Reuters
Economia Banco de Inglaterra
O Banco de Inglaterra (Bank of England, BoE) revelou hoje que comprará diariamente até 10.000 milhões de libras (11.328 milhões de euros) de obrigações do Estado, o dobro do limite anterior de 5.000 milhões de libras (5.650 milhões de euros).
O BoE interveio em 28 de setembro no mercado da dívida soberana de longo prazo do Reino Unido para impedir uma potencial venda pelos fundos de pensões na sequência do controverso plano fiscal anunciado pelo Governo de Liz Truss.
O banco central lançou um plano de compra de dívida até 14 de outubro, com uma dotação de até 65.000 milhões de libras (cerca de 75.000 milhões de euros).
O banco explicou que a sua intervenção foi motivada por preocupações com "riscos materiais para a estabilidade financeira do Reino Unido".
Num comunicado emitido hoje, o banco disse que tomará "medidas adicionais" para alargar o seu apoio à medida que se aproximar do prazo - próxima sexta-feira - para o fim do pacote de emergência.
Entre as medidas revelou que comprará diariamente até 10.000 milhões de libras (11.328 milhões de euros) de obrigações do Estado, o dobro do limite anterior de cinco mil milhões de libras (5,65 mil milhões de euros), a fim de "manter a estabilidade financeira esta semana, impedindo a queda dos preços das obrigações".
Lançou também um programa temporário para ajudar os bancos britânicos a aliviar o esforço de liquidez sobre os fundos de pensões com uma abordagem de "investimentos com base em responsabilidades" (Liability-Driven Investments, LDI), que dependem de obrigações de dívida de longo prazo para equilibrar a sua carteira de investimentos, e que foram forçados a vender ativos quando os preços das obrigações do Estado caíram.
Em terceiro lugar, o banco disse que "está pronto" para ajudar a indústria das pensões de LDI através das chamadas operações "Indexed Long Term Repo operations", que permitirão aos fundos pedir dinheiro emprestado ao banco central em troca da entrega de ativos.
Leia Também: Partido Trabalhista urge governo britânico a repensar cortes fiscais
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com