Fisco já pagou 1 milhão de cheques. Transferências falharam para 200 mil
Governo diz que foram detetados "cerca de 200 mil contribuintes a quem se fez a transferência e [o pagamento dos 125 euros] veio devolvido por o IBAN estar incorreto". Apela, por isso, a que os dados bancários sejam atualizados no Portal das Finanças.
© Global Imagens
Economia Mendonça Mendes
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse esta segunda-feira que as Finanças já procederam ao pagamento de um milhão de 'cheques' de 125 euros, adiantando que o processo está a decorrer com "normalidade". Há, contudo, casos em que o pagamento foi devolvido devido ao facto de o IBAN estar incorreto e o Governo apela a que os contribuintes o atualizem no Portal das Finanças.
"Os pagamentos estão a decorrer com a normalidade que prevíamos e com a eficácia semelhante à dos reembolsos do IRS. Neste momento, através das Finanças, já conseguimos colocar um milhão de pagamentos e aquilo que verificámos é que há alguns contribuintes que não têm o IBAN atualizado e que, por essa circunstância, volta para trás [o pagamento]", disse Mendonça Mendes, em declarações à RTP3.
Existem, contudo, situações em que os pagamentos não estão a ser bem sucedidos porque o IBAN está incorreto. Foram registados cerca de 200 mil contribuintes nesta situação e, por isso, o Governo apela a que confirmem os dados bancários no Portal das Finanças.
"Já encontrámos cerca de 200 mil contribuintes a quem se fez a transferência e veio devolvido por o IBAN estar incorreto. Aquilo que as pessoas devem fazer é consultar no Portal das Finanças na sua área" e "atualizar esse IBAN, porque no próximo mês voltaremos a fazer a transferência e se o IBAN já estiver atualizado a transferência será efetuada", explicou o secretário de Estado.
Mendonça Mendes adiantou ainda que "todos os meses voltaremos a correr a base de dados para voltar a tentar fazer o pagamento que não conseguimos efetuar na primeira vez" e acrescentou: "Vamos fazer isso nos próximos seis meses".
Recebe alguma destas prestações? Segurança Social paga hoje apoio de 125€
O apoio de 125 euros vai ser pago na segunda-feira pela Segurança Social a quem recebe algumas prestações sociais, abrangendo 1,6 milhões de beneficiários, segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Em causa está o apoio de 125 euros e de 50 euros por descendente, criado pelo Governo com o objetivo de mitigar o impacto da inflação.
Nos casos de beneficiários de algumas prestações sociais, o apoio é pago pela Segurança Social e no caso de titulares de rendimentos é efetuado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Entre os beneficiários de prestações sociais com direito ao apoio estão as pessoas que recebem subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego, subsídios de doença, Rendimento Social de Inserção (RSI), prestação social para a inclusão, Complemento Solidário para Idosos (CSI) e subsídio de apoio ao cuidador informal principal.
Aos titulares de rendimentos, o apoio começou a ser pago pela AT no dia 20, a um ritmo diário de 500 mil pagamentos por dia até totalizar cerca de cinco milhões de pessoas, segundo fonte oficial do Ministério das Finanças.
[Notícia atualizada às 10h29]
Leia Também: 'Cheque' de 125€? Eis os motivos pelos quais pode estar excluído do apoio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com