Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 17º

Consumo de eletricidade no mercado livre aumenta 11,4% em agosto

O consumo de eletricidade no mercado liberalizado aumentou 11,4% em agosto, em termos homólogos, para 4.570 gigawatts-hora (GWh), mas diminuiu 8,7% face ao mês anterior, segundo dados do regulador, hoje divulgados.

Consumo de eletricidade no mercado livre aumenta 11,4% em agosto
Notícias ao Minuto

13:21 - 28/10/22 por Lusa

Economia Eletricidade

De acordo com o Boletim do Mercado Liberalizado de Eletricidade, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), "o consumo global em agosto foi de 4.570 GWh, valor inferior ao registado no mês anterior em cerca de 8,7%. Relativamente ao mês homólogo, o consumo mensal global apresentou um aumento de 11,4%".

Já quanto ao consumo médio diário, no mês em análise, observou-se uma variação negativa de 8,7% relativamente ao mês anterior.

O mercado livre alcançou um número acumulado de cerca de 5,5 milhões de clientes, em agosto, com uma redução líquida de cerca de 8.150 clientes face a julho de 2022, mas um crescimento de aproximadamente 1% face ao mesmo mês do ano passado.

Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial manteve a posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (72,6%) e em consumo (42,2%).

No entanto, face a julho, a quota da EDP diminuiu 0,2 pontos percentuais em número de clientes.

A EDP manteve a liderança no segmento de clientes industriais (25,7%), com uma subida de 0,4 pontos percentuais da quota de mercado face a julho.

Já o segmento dos grandes consumidores é liderado pela Endesa (22,5%), apresentando um acréscimo de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior.

A concentração de mercado, em relação ao mês anterior, reduziu 0,5 pontos percentuais em número de clientes e 0,8 pontos percentuais em termos de consumo.

Leia Também: Abaixo-assinado exige abolição das portagens na A23 e na A13

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório