A DECO Proteste anunciou, esta quarta-feira, o lançamento de uma ferramenta para verificar se um site é seguro, no que respeita a ciberataques, ou uma ligação recebida através de mensagens de texto (SMS) ou e-mail. Pode aceder à funcionalidade aqui.
"Com a explosão do cibercrime, e os casos devastadores que vão sendo conhecidos, as empresas têm investido na blindagem dos seus sistemas, na sua resiliência e na proteção de dados e informações sensíveis", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Contudo, o mesmo não se passa com os consumidores: "A sua exposição diária à cibercriminalidade, o aumento exponencial de casos de phishing, as burlas através do Whatsapp, ou os casos de sites falsos de grandes marcas, são, apenas, alguns dos exemplos que atestam bem a desproteção e a criatividade dos esquemas a que o consumidor está sujeito".
A organização considera que a nova plataforma vai evitar que pessoas sejam enganadas e burladas, e percam "milhares de euros dificilmente recuperáveis".
Leia Também: Prestação da casa pode subir entre 102 e 234 euros em novembro