Meteorologia

  • 04 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 33º

Fatura da água? Diferença entre concelhos "continua enorme"

Organização de defesa do consumidor diz que é "necessária mais equidade e justiça".

Fatura da água? Diferença entre concelhos "continua enorme"
Notícias ao Minuto

15:10 - 21/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia fatura da água

A fatura da água continua a revelar diferenças de concelho para concelho, alerta a DECO Proteste, pedindo que seja aplicada "mais equidade e justiça" relativamente a este assunto.

"Os valores das tarifas de água ainda são um problema complexo, em várias vertentes. A disparidade de preços entre municípios continua a ser um de muitos problemas por resolver no nosso país", adianta a organização de defesa do consumidor. 

E dá um exemplo: "De Terras de Bouro a Vila do Conde, a distância não chega aos 80 quilómetros. Porém, no concelho minhoto, o preço da água para um consumo anual de 120 m3 é de 46,50 euros. No segundo concelho, do distrito do Porto, são 250 euros". 

A DECO explica que "em Terras de Bouro, também se paga a tarifa de água mais baixa, quando consideramos um consumo anual superior, de 180 m3: 69 euros contra os 365 euros do 'recordista', no distrito do Porto, Santa Maria da Feira. Para um consumo anual de 180 m3 de água, a diferença é de 295,80 euros entre os dois concelhos".

Ora, se considerarmos todos os serviços cobrados na fatura - água, saneamento e resíduos sólidos urbanos -, "a maior diferença para consumos anuais de 120 m3 de água é entre Vila do Conde (480,21 euros) e Vila Nova de Foz Côa (88,20 euros)".

Leia Também: "Podemos ficar sem dinheiro, água quente ou luz. Mas não sem liberdade"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório