Londres e Joanesburgo vão promover projetos de hidrogénio verde

O Reino Unido e a África do Sul vão impulsionar o crescimento económico e investir em projetos de infraestrutura de turboalimentação e hidrogénio verde em conjunto, anunciou na segunda-feira o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

Notícia

© Notícias de Sines

Lusa
22/11/2022 06:17 ‧ 22/11/2022 por Lusa

Economia

hidrogénio verde

Por ocasião da visita de Estado de dois dias que o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, fará a Londres, o Governo britânico vai apresentar a próxima fase da chamada Aliança de Infraestrutura Reino Unido-África do Sul.

Esta fase vai apoiar o crescimento económico sul-africano através de desenvolvimentos estruturais e vai permitir às empresas britânicas um maior acesso a projetos até 5.370 milhões de libras (6.186 milhões de euros) nos próximos três anos, segundo um comunicado de Downing Street.

O Governo do Reino Unido vai facultar uma nova assistência técnica à África do Sul para ajudar a desbloquear oportunidades de hidrogénio verde e aumentar a capacidade neste setor-chave.

A África do Sul é a segunda maior economia do continente e o maior parceiro comercial do Reino Unido em África.

Ramaphosa deverá participar hoje num banquete de Estado no Palácio de Buckingham, sendo depois recebido por Sunak em Downing Street, onde realizarão um encontro bilateral e um almoço na quarta-feira.

No comunicado divulgado por Downing Street, Sunak enfatizou que "a África do Sul já é o maior parceiro comercial do Reino Unido no continente", garantindo ter "planos ambiciosos para investimento em infraestrutura de turbocompressores e crescimento económico juntos".

"Estou ansioso para receber o presidente Rampaphosa em Londres esta semana para discutir como podemos aprofundar a aliança entre as nossas duas nações e capitalizar oportunidades partilhadas, desde comércio e turismo até segurança e defesa", disse o líder conservador.

O Governo de Londres salientou ainda que uma aliança entre os dois governos na área da educação e competências irá também promover a aprendizagem partilhada no ensino técnico e vocacional, promovendo o emprego jovem.

O financiamento do Reino Unido apoiará habilidades técnicas e empreendedoras em setores-chave de crescimento, como tecnologia verde e produção de veículos elétricos, garantindo que os jovens sul-africanos tirem benefício da transição verde.

Leia Também: Governo autoriza 867 mil euros até 2024 para projeto do hidrogénio verde

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas