O açúcar é um ingrediente muito utilizado nos doces típicos de Natal, mas a subida dos preços não dá tréguas e este produto já encareceu mais de 50%, um aumento que é difícil de absorver por parte das pastelarias, de acordo com a SIC Notícias.
Com o Natal à porta, o preço dos doces típicos desta época é o que mais cresce: "O bolo-rei aumentou cerca de dois euros por quilo", disse o responsável de uma pastelaria, em declarações ao mesmo canal de televisão.
A taxa de inflação terá desacelerado para 9,9% em novembro, face aos 10,2% registados em outubro, de acordo com a estimativa provisória divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 9,9% em novembro, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior", pode ler-se no comunicado do INE.
O indicador de inflação subjacente - índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos - terá registado uma variação de 7,2% (7,1% no mês precedente), aquela que é a "taxa mais elevada desde dezembro de 1993".
Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de novembro de 2022 serão publicados no dia 14 de dezembro.
Leia Também: Wall Street sobe à espera de dados sobre a inflação e da reunião da Fed