FMI aprova ajuda financeira de 3 mil milhões para o Gana
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que chegou a acordo com o Gana para um Programa de Financiamento Ampliado a três anos, com um valor de 3 mil milhões de dólares, sujeito a reformas.
© iStock
Economia FMI
"A equipa técnica do FMI e as autoridades do Gana chegaram a acordo técnico sobre políticas económicas e reformas, que serão sustentadas por um acordo de três anos ao abrigo do Programa de Financiamento Ampliado [ECF, na sigla em inglês] de cerca de 3 mil milhões de dólares", cerca de 2,8 mil milhões de euros, anunciou hoje o Fundo.
O programa pretende restabelecer a estabilidade macroeconómica e a sustentabilidade da dívida, "protegendo, ao mesmo tempo, os mais vulneráveis, preservando a estabilidade financeira e lançando as bases para uma recuperação forte e inclusiva", lê-se no comunicado, que dá conta que a aprovação pela direção do FMI está sujeita ao pacote de reformas que o Governo apresentará e aos passos concretos de reestruturação da dívida.
"Para apoiar o objetivo de restaurar a sustentabilidade da dívida pública, as autoridades anunciaram uma reestruturação abrangente da dívida; antes de o ECF ser apresentado para aprovação do Conselho de Administração, terão de ser apresentadas garantias e progresso suficiente nesta matéria", alerta o FMI.
Para além de um programa de consolidação orçamental imediato e medidas para reduzir a inflação e reconstruir as 'almofadas' externas, o programa prevê "reformas abrangentes para lidar com as fraquezas estruturais e melhorar a resiliência aos choques", conclui o FMI.
Leia Também: FMI saúda abrandamento da política "covid zero" na China
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com