Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

FMI aprova ajuda financeira de 3 mil milhões para o Gana

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que chegou a acordo com o Gana para um Programa de Financiamento Ampliado a três anos, com um valor de 3 mil milhões de dólares, sujeito a reformas.

FMI aprova ajuda financeira de 3 mil milhões para o Gana
Notícias ao Minuto

14:06 - 13/12/22 por Lusa

Economia FMI

"A equipa técnica do FMI e as autoridades do Gana chegaram a acordo técnico sobre políticas económicas e reformas, que serão sustentadas por um acordo de três anos ao abrigo do Programa de Financiamento Ampliado [ECF, na sigla em inglês] de cerca de 3 mil milhões de dólares", cerca de 2,8 mil milhões de euros, anunciou hoje o Fundo.

O programa pretende restabelecer a estabilidade macroeconómica e a sustentabilidade da dívida, "protegendo, ao mesmo tempo, os mais vulneráveis, preservando a estabilidade financeira e lançando as bases para uma recuperação forte e inclusiva", lê-se no comunicado, que dá conta que a aprovação pela direção do FMI está sujeita ao pacote de reformas que o Governo apresentará e aos passos concretos de reestruturação da dívida.

"Para apoiar o objetivo de restaurar a sustentabilidade da dívida pública, as autoridades anunciaram uma reestruturação abrangente da dívida; antes de o ECF ser apresentado para aprovação do Conselho de Administração, terão de ser apresentadas garantias e progresso suficiente nesta matéria", alerta o FMI.

Para além de um programa de consolidação orçamental imediato e medidas para reduzir a inflação e reconstruir as 'almofadas' externas, o programa prevê "reformas abrangentes para lidar com as fraquezas estruturais e melhorar a resiliência aos choques", conclui o FMI.

Leia Também: FMI saúda abrandamento da política "covid zero" na China

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório