Tabelas de retenção do IRS. Como se calculam os descontos em 2023?

As novas tabelas de retenção do IRS já são conhecidas. Saiba quanto vai descontar no próximo ano.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
14/12/2022 09:11 ‧ 14/12/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

IRS

No próximo ano, a retenção na fonte do IRS terá dois momentos: um primeiro com a entrada em vigor das novas tabelas em janeiro e um segundo com o novo modelo de retenção, que entrará em vigor em julho. Afinal, como é que os trabalhadores podem calcular os descontos do próximo ano? 

O primeiro passo é aceder às tabelas - aqui - e procurar a que corresponde à sua situação profissional e familiar. "Depois, multiplique o valor do rendimento bruto mensal pela respetiva taxa de retenção", explica a DECO Proteste.

"De uma forma geral, os trabalhadores dependentes e os pensionistas vão descontar menos por via das alterações aos pagamentos adiantados que farão ao Estado. Por consequência, o rendimento líquido subirá", nota a organização de defesa do consumidor.

Contudo, é na segunda metade do ano que se vai notar mais a subida do rendimento líquido dos trabalhadores como resultado da entrada em vigor do novo modelo de retenção na fonte".

Novas tabelas isentam de imposto salários e pensões até 762 euros

O valor a partir do qual os salários e pensões fazem retenção de IRS aumenta em janeiro para 762 euros, segundo as novas tabelas que vão vigorar até à entrada do novo modelo de retenção, em julho.

Assim, a partir de janeiro, apenas os salários e pensões de valor igual ou superior a 762 euros brutos mensais começam a fazer retenção na fonte, o que traduz uma subida de 52 euros face ao valor dos salários que este ano estão isentos de retenção na fonte e de 42 euros relativamente às pensões. Os patamares seguintes de valores também sofrem alterações face às tabelas em vigor este ano, bem como as respetivas taxas.

Segundo o Ministério das Finanças, com este modelo de retenção transitório -- que vigora até ao final de junho - "garante-se que os trabalhadores e pensionistas que tenham sido aumentados têm de facto um aumento do rendimento líquido entre o final de 2022 e janeiro de 2023".

Leia Também: Validar faturas para o IRS é um "passo fundamental". Recorde como fazer

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas