Enfermeiros. Salários são atualizados a partir de hoje (com retroativos)
O pagamento é feito com retroativos a janeiro de 2022, segundo o Ministério da Saúde.
© iStock
Economia Enfermeiros
Os salários dos enfermeiros sofrem uma atualização salarial a partir desta quarta-feira e com retroativos a janeiro de 2022, anunciou o Ministério da Saúde, sublinhando que mais de 15 mil profissionais já receberam o vencimento de dezembro com este acréscimo.
"Um total de 15.198 enfermeiros receberam hoje o vencimento de dezembro de acordo com a nova posição remuneratória. O pagamento é feito com retroativos a janeiro de 2022. Nos próximos processamentos serão incluídos os restantes profissionais, estando sempre garantida a retroatividade", pode ler-se num comunicado da tutela enviado às redações.
O Executivo sublinha que os enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "recuperam a partir de hoje a progressão salarial decorrente da respetiva contagem de pontos, a que acresce o pagamento do valor calculado para esta atualização salarial com efeitos retroativos a janeiro de 2022".
A tutela considera ainda que o "compromisso central do Governo de valorização das carreiras profissionais que integram o SNS atinge um marco importante neste dia em que um conjunto significativo de enfermeiros vai ver atualizada a sua posição remuneratória, o que só foi possível com o empenho e diálogo com as estruturas representativas dos trabalhadores ao longo dos últimos meses".
"Dentro do quadro de sustentabilidade e responsabilidade orçamental do SNS, descongela-se a progressão salarial dos enfermeiros, suspensa quase há 20 anos, o que permitirá que cerca de 20 mil enfermeiros subam uma ou duas posições remuneratórias, numa justa progressão que distingue e compensa os profissionais do SNS", diz o gabinete do ministro da Saúde.
A medida tem um impacto orçamental de 72 milhões em 2022 e cerca de 80 milhões no próximo ano, segundo cálculos do Executivo.
Leia Também: Enfermeiros congratulam-se com promulgação de diploma sobre avaliação
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com