Criptomoedas? Três dicas para "evitar as armadilhas"

Da compreensão do mundo das criptomoedas à escolha da plataforma de investimento, fique a par de três dicas.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
29/12/2022 09:44 ‧ 29/12/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Criptomoedas

O mundo das criptomoedas tem vindo a assumir cada vez mais visibilidade, mas a verdade é que "investir em segurança nem sempre é fácil", diz a DECO. Sabe como se precaver? 

"Ganhar dinheiro sem esforço através das criptomoedas é um sonho que a internet ajuda a alimentar, mas obriga a redobrar cuidados. Além de o seu mercado ter muitos altos e baixos, pode ficar especialmente exposto ao oportunismo de hackers, phishing, software malicioso e criptomoedas recém-criadas, que tanto podem ser projetos com credibilidade, como esquemas para encher os bolsos dos seus criadores", refere a organização de defesa do consumidor. 

Tome note de três dicas: 

1. Compreenda o mundo das criptomoedas

"Não pense em navegar no universo das criptomoedas sem antes aprender as noções básicas e os riscos que implicam o seu investimento. Se fosse fácil enriquecer na internet, o mundo estaria cheio de webmilionários. Se vai investir, procure sempre por aconselhamento financeiro independente primeiro."

2. Monitorize o mercado regularmente

"Como com qualquer investimento, deve acompanhar as oscilações do mercado de forma regular. No caso das criptomoedas, não é segredo que o seu mercado se caracteriza por apresentar uma elevada volatilidade. Logo, estar informado sobre as suas constantes flutuações permite tomar decisões mais conscientes. Lembre-se de que tudo o que sobe muito um dia pode acabar por descer."

3. Escolha plataformas de investimento credíveis

"Nem sempre é fácil escapar aos burlões das criptomoedas, visto que se trata de um mercado desorganizado e pouco transparente. Certifique-se de que investe apenas em plataformas reputadas, seja em “bolsas cripto” ou em instituições financeiras. Pela mesma razão, não se deixe convencer por influenciadores que publicitam este tipo de negócios, pois as fontes podem não ser de confiança."

Leia Também: Imovirtual: Preço médio dos imóveis para arrendar sobe 48,7% em dezembro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas