Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 23º

Precisa de abastecer? Combustíveis voltam a ficar mais caros

Tanto o gasóleo como a gasolina deverão ficar mais caros no início desta semana.

Precisa de abastecer? Combustíveis voltam a ficar mais caros
Notícias ao Minuto

08:04 - 02/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Os preços dos combustíveis voltam a ficar mais caros, esta segunda-feira, em resultado da evolução da matéria-prima nos mercados internacionais e, ainda, do aumento da carga fiscal, conforme foi anunciado pelo Governo no final da semana passada. 

As previsões, recorde-se, apontavam para um aumento de 5,5 cêntimos no caso da gasolina e de cerca de um cêntimo no caso do gasóleo. 

Contudo, estes aumentos deverão ser mais pronunciados, já que o Ministério das Finanças anunciou um aumento da carga fiscal, através da redução do desconto aplicado no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

"Face à evolução recente de variação do preço do gasóleo e da gasolina, estas medidas temporárias resultam numa redução do desconto do ISP em 1,3 cêntimos por litro de gasóleo e em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, em comparação com o mês anterior", revelou a tutela, em comunicado enviado às redações.

Ainda assim, o Ministério das Finanças assegura que o "total do desconto na carga fiscal aumenta, na medida em que a taxa de carbono a ser fixada para 2023 deveria subir, como consequência da evolução dos preços do comércio europeu de licenças de emissão. Já os descontos no ISP sofrem uma redução, dada a evolução dos preços dos combustíveis verificada nas últimas semanas". 

"O Governo determinou ainda a suspensão da atualização da taxa de carbono no mês de janeiro de 2023, que resulta num desconto adicional de 13,4 cêntimos por litro no gasóleo e de 12,2 cêntimos por litro na gasolina, face à taxa de carbono que seria fixada em 2023, com base na evolução dos preços do comércio europeu dos leilões de licenças de emissão de gases de efeito de estufa. A este desconto acresce o respetivo IVA, pelo que totaliza, no gasóleo, 16,4 cêntimos por litro e, na gasolina, 15 cêntimos por litro", explica ainda a tutela.

A tutela adianta que "considerando todas as medidas em vigor, a diminuição da carga fiscal é, assim, de 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e 32,5 cêntimos por litro de gasolina".

Leia Também: Acaba uma greve, começa outra. CP alerta para perturbações já amanhã

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório