O ministro das Finanças, Fernando Medina, considera que a economia portuguesa já recuperou "bem" do impacto da pandemia, referindo que os dados económicos mais recentes são "muito positivos". O governante sublinha ainda que Portugal está já acima de níveis pré-pandemia.
"Os dados recentes sobre o crescimento da economia portuguesa são muito positivos. No último trimestre do ano, Portugal continuou a crescer, o que garante uma variação do PIB de 6,7% no total de 2022, o valor mais alto desde 1987. (...) Portugal já recuperou bem da pandemia: está 2,6% acima dos níveis de 2019", pode ler-se numa publicação das Finanças partilhada na rede social Twitter.
Este valor, sublinha o ministro das Finanças, é "um resultado superior ao esperado pelo Governo no OE2023, mas também acima dos 6,2% previstos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em outubro, e dos 6,6% antecipados pela Comissão Europeia, em novembro".
Os dados recentes sobre o crescimento da economia portuguesa são muito positivos. No último trimestre do ano, #Portugal continuou a crescer, o que garante uma variação do PIB de 6,7% no total de 2022, o valor mais alto desde 1987. (1/4) pic.twitter.com/kyeepbPXMO
— Fernando Medina (@F__Medina) January 31, 2023
Relativamente à taxa de inflação, cujos dados mais recentes foram conhecidos na terça-feira, Fernando Medina diz que "apesar de ainda ser elevada, a taxa de inflação abrandou pelo terceiro mês consecutivo, registando em janeiro uma variação de 8,3%, face ao mesmo mês de 2022", pelo que que "esta evolução confirma o abrandamento da subida dos preços desde novembro".
Aqui chegados, Medina mostra-se confiante: "Estes resultados dão mais confiança e capacidade para cumprir os objetivos traçados para 2023. Estamos no bom caminho".
Leia Também: Crescimento do PIB de 6,7% dá "mais confiança" para desempenho de 2023