As ações da Cofina e da Media Capital estão suspensas, de acordo com a informação disponibilizada no site da Euronext, esta sexta-feira, depois da notícia de que há desenvolvimentos entre as duas empresas com vista à fusão. A intenção da Media Capital, dona da TVI, é comprar a Cofina, empresa-mãe do Correio da Manhã.
Ao que indica o Observador, citando várias fontes, o negócio entre as duas empresas, que esteve em cima da mesa em 2019, terá conhecido desenvolvimentos nos "últimos tempos".
Quando foram suspensas, as ações da Media Capital estavam a cotar nos 1,21 euros, ao passo que as da Cofina valiam 0,299 euros.
Entretanto, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) revelou que determinou a suspensão das ações da Cofina e da Media Capital, "aguardando informação relevante ao mercado".
A Cofina, dona do Correio da Manhã, anunciou a 12 de agosto de 2020 o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da Media Capital, dona da TVI, alterando a oferta de 21 de setembro do ano passado, sendo o valor de referência proposto de 0,415 euros por ação, a que corresponde um montante total de 35 milhões de euros e considera um 'entreprise value' de cerca de 130 milhões de euros.
Na altura, o Conselho de Administração da Media Capital considerou que a proposta de compra apresentada pela Cofina deveria ser rejeitada pelos acionistas devido à baixa avaliação da empresa e ao diminuto prémio implícito na proposta.
Leia Também: Trabalhadores da TVI em greve a 15 de março