Juros dos depósitos? "Maior subida em 11 anos" e já não 'somos' os piores
Com este aumento, "Portugal deixou de ser o país da área do euro com a taxa de juro de novos depósitos mais baixa, mas permanece abaixo da média (1,64% em janeiro)", pode ler-se no comunicado do BdP.
© iStock
Economia Depósitos
Em janeiro, a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares aumentou para 0,56% (0,35% em dezembro), aquela que é a maior subida em 11 anos, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta sexta-feira.
"Com este aumento das taxas de juro, Portugal deixou de ser o país da área do euro com a taxa de juro de novos depósitos mais baixa, mas permanece abaixo da média (1,64% em janeiro)", pode ler-se no comunicado do BdP.
Taxa de juro de novos depósitos a prazo de particulares | Países da área do euro© Reprodução do site do BdP
O montante de novos depósitos a prazo de particulares foi de 5.727 milhões de euros, valor que compara com os 5.156 milhões em dezembro.
Os novos depósitos com prazo de 1 a 2 anos, remunerados a uma taxa de juro média de 1,13% (1,00% em dezembro), corresponderam a 19% do montante de novos depósitos em janeiro (8% em dezembro).
Taxa de juro de novos depósitos a prazo de particulares atingiu 0,56% em janeiro, registando a maior subida mensal em 11 anos. #estatisticas https://t.co/pk06HkgWIK pic.twitter.com/vIOrkNhvrG
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) March 3, 2023
Ainda no primeiro mês do ano, os novos depósitos a prazo de empresas totalizaram 4.883 milhões de euros, dos quais 98% foram aplicados em depósitos a prazo até um ano. Em janeiro, a remuneração média destes depósitos foi de 1,05%, acima da remuneração oferecida em dezembro (0,97%).
[Notícia atualizada às 11h26]
Leia Também: CGD aumenta salários em 4% este mês se não houver acordo com sindicatos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com